quarta-feira, 15 de maio de 2013

Histórias alegres d’Joaquim e d’Manuel – um d’licioso passatempo lit’rário. (ficam milhores s’forem lidas com sutaque)


Terceira história
  O Joaquim incontrou uma lâmpada maravilhosa pirdida numa calçada. Isfregou ela e d’ela iscapou um gênio com um bigode enorme do tamanho do q’ tinha o Bartolomeu Bueno da Silva.
  - Ó, Thomas Edison! – exclamou o Joaquim.
  - Q’Thomas Edison, ó paspalho? Não vês q’sou o Manuel? – reagiu o gênio.
  - Manuel! Como é q’tu podes caber  dentro dessa lâmpada com essa bruta barriga? – disse o Joaquim.
  - Vais logo pedindo 3 d’sejos q’eu tenho mais o q'fazeire.
  - Pois vou pedire um d’aqueles autumóveis impurtados d’grandi vilocidade.
  - E pra quê?- disse o Manuel irritado. Pra d’pois saires pur aí atrupelando as p'ssoas ? Não dou autumóvel impurtado coisa n'nhuma. Faça o s'gundu d’sejo.
  - Intão me dês uma  mansão d’essas caríssimas q’ficam numa ilha paradisíaca.
  - Ó, grande cretino! Achas q’s’eu pudesse dar-te uma mansão eu iria morar apertadinho nessa merda d’lâmpada q’inda pur cima é iscura? – falou o
Manuel. -Trates d’p’dire coisas mais simples, não vês o tamanho da crise em q’se encontra Purtugal?
  - Está bain, está bain. – r’signou-se o Joaquim. -  Então me mandes pra Lua. Quero ver d’lá a Terra minguante , a Terra crescente e as inebriantes noites d’Terra cheia.
  - Ai, Jisuis! Istou impressionado. Em q’poeta lunático tu te transformaste! Quantos quilômetros achas q’ tem daqui até a Lua, seu istúpido? Daria pra ires pra Lisboa e voltaire três mil vezes. Peças mais um, vá, vou-lhe daire um bônus track.
  O Joaquim ritorceu a boca, levou a mão à bexiga, pensou e p’diu:
  - Ai, estou a precisaire  é d’um banheiro químico.
  - O quê?! - espantou-se o Manuel. O que pensas q’vais fazeire com um banheiro químico, ó cretino? Estais a deliraire? Acorda, Joaquim! Acorda!
  Intão o Joaquim acurdou . Acurdou assustado com o Manuel a bateire na porta e a gritaire q’estavam ambos atrasados pra o trabalho na Companhia d’Força e d’Luz.
   E o susto foi tãmanho q’o Joaquim urinou-se tudinhu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário